sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Licitação das linhas de ônibus interestaduais terá 100 lotes

17/12/2010 - Bem Paraná com Agência Estado

Definição da Agência Nacional de Transportes Terrestres e atende a parte de determinação do Tribunal de Contas da União

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) finalizou os estudos técnicos para a concessão das linhas de ônibus interestaduais. A Agência deveria, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), ter licitado todas as linhas até o fim deste ano, mas não conseguiu e vai pedir uma extensão de prazo para fazê-lo no segundo semestre de 2011.

De acordo com o presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, foram definidas que as 2.000 linhas de ônibus interestaduais do país serão divididas em 100 lotes. As empresas, que poderão se consorciar para comprar os lotes, terão nestes lotes linhas com maior rentabilidade e outras de menor rentabilidade.

A estimativa é que o transporte de passageiros por ônibus interestaduais no país tenha 140 milhões de passageiros/ano, com faturamento superior a R$ 2,5 bilhões.

Em 1993, o governo federal deu por decreto um prazo de 15 anos para as concessões rodoviárias ficarem sem as licitações. O prazo terminou em 2008, quando a licitação deveria estar concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário