quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Transportes: Ouro e Prata investe em tecnologia e no conforto

7/5/2009 - Intelog

As empresas de ônibus não estão perdendo tempo na corrida por passageiros. Enquanto as companhias aéreas lançam campanhas promocionais com megadescontos e anunciam abertamente a intenção de abocanhar parte dos usuários do transporte rodoviário de passageiros, os empresários do transporte coletivo rodoviário contra-atacam. 

Para enfrentar a concorrência e minimizar os impactos da crise financeira mundial, eles estão investindo pesado em tecnologia, na qualificação da mão-de-obra e em melhorias que abrangem desde a sofisticação da frota até a infraestrutura e os serviços de bordo disponibilizados aos passageiros. 

Uma das táticas da Ouro e Prata para atrair passageiros é o investimento em tecnologia. De acordo com o gerente comercial da da transportadora, Jorge Stein, o segmento intermunicipal tem se mantido estável pelo fato de as concessionárias já serem antigas e consolidadas no Estado. Entretanto, explica Stein, as empresas têm registrado reduções no número de passageiros nos últimos anos "devido ao aumento dos veículos de passeio em circulação, que roubam uma parcela importante de usuários de ônibus". 

Para mudar este panorama e atrair os usuários do transporte individual para o coletivo, a Ouro e Prata vem investindo em tecnologia para facilitar o pagamento e a aquisição das passagens. Através de parcerias, está dando apoio às agências rodoviárias que operam com a empresa a implantarem sistemas eletrônicos para pagamento dos bilhetes de embarque com cartão de crédito. O objetivo é facilitar a venda e poder oferecer passagens com condições de parcelamento que podem ser de até seis parcelas. 

A Ouro e Prata também está disponibilizando a venda dos bilhetes pela internet. Hoje 50 agências rodoviárias já estão habilitadas no Estado para comercializar pela web. Outro diferencial são as salas vips, montadas pela empresa para oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes. No Interior, as cidades que já possuem estas estruturas são Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Bagé, Carazinho, Soledade e Santa Maria. "Estas estruturas vão funcionar como um ponto de referência da empresa na rodoviária", destaca Stein. 

Em Porto Alegre, em função da quantidade de horários de partida e chegada de ônibus, a estrutura é diferente. Além de mais ampla, o ambiente é climatizado e a sala possui som ambiental, segurança, televisão, café e água mineral, internet e wireless e o apoio de uma equipe treinada para prestar informações. 

Com a iniciativa, a Ouro e Prata pretende transformar os momentos de espera em oportunidades para que os passageiros encaminhem seus assuntos pessoais. 

Para possibilitar que os passageiros também possam aproveitar melhor o tempo de viagem, os novos ônibus comprados pela Ouro e Prata estão equipados com rede wireless e energia para carregar celular e notebooks. O tempo de treinamento dos motoristas é outro diferencial importante da empresa. Em 2008 a empresa investiu 2.789 horas no treinamento de 309 motoristas, afirma Stein. 

Empresários acreditam que podem vencer a crise e voltar a crescer neste ano 

Diariamente, uma média de 300 mil passageiros são transportados em linhas interestaduais de todo o País, segundo os dados da Associação Brasileira das Empresas de Transportes (Abrati). Esses passageiros utilizam as 258 empresas de ônibus em atividade entre os estados, conforme a Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

O setor se caracteriza por uma acentuada desconcentração do sistema, que é desempenhado por inúmeras empresas de pequeno e médio portes e apenas algumas de grande porte, distribuídas de forma homogênea pelo País. Além disso, explica o superintendente da Abrati, José Luiz Santolin, o sistema de transporte interestadual e internacional de passageiros opera sem recorrer a subsídios do governo. 

Mas, destaca que não é só a crise financeira e a concorrência das empresas aéreas nos percursos de longo curso que vêm afetando o sistema de transporte coletivo interestadual. "Os investimentos estão parados em função da insegurança jurídica que ronda o setor. O governo está querendo mudar o sistema de concessão das linhas para leilão. Isso é um problema, pois de repente a empresa perde a linha e desestrutura todo o setor", reclama Santolin. 

No Estado, a movimentação entre as cidades é realizada por 290 empresas de ônibus intermunicipais que transportam uma média de 150 mil passageiros por dia, de acordo com levantamento da Associação Rio-grandense de Transporte Intermunicipal (RTI). 

O superintendente da RTI, Jefferson Lara afirma que a crise global acertou em cheio o setor de transporte intermunicipal. Tomando como amostra a movimentação da rodoviária de Porto Alegre, que responde por 10% do sistema, a queda no número de passageiros chegou a 3,2% no primeiro trimestre deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. "A redução foi motivada pela crise financeira que causou a retração dos investimentos, e por conseqüência, a redução nas viagens de férias das famílias. Assim como também provocou a queda nos deslocamentos dos empresários para garantir o corte de gastos", destaca Lara. 

O aumento na quantidade de automóveis, que chegou a 22% nos três primeiros meses deste ano em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, devido às reduções de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedidas pelo governo, foi outro fator importante para agravar a redução de passageiros. "A concessão de redução de IPI é uma política pública. Acho que o estado deveria desenvolver este tipo de política para estimular o transporte coletivo e não o individual. 

Poderia ser através da redução de IPI na compra dos chassis de ônibus, ou do pagamento da Cide, por exemplo. Esses descontos poderiam ser repassados para a população", revela. 
Vários itens fazem parte da composição da tarifa cobrada pelas empresas de ônibus: gastos com a operação, manutenção, administração, pessoal, concessão de benefícios sociais, depreciação, remuneração de capital, pagamento de impostos e as gratuidades de passagens. 

O que mais pesa no preço final das passagens, segundo os empresários, tanto no transporte interestadual quanto no intermunicipal, são os gastos com a folha de pagamento da mão-de-obra contratada pelo setor. O custo com pessoal corresponde a cerca de 35% do total da composição tarifária. Em segundo lugar estão os valores pagos pelos combustíveis. 

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) realizou uma pesquisa com os usuários do transporte rodoviário coletivo que indica que o item de maior importância para os passageiros de ônibus é a segurança. "É por isso que as empresas investem tanto na mão-de-obra. Em 2008, as empresas de ônibus intermunicipais gastaram mais de R$ 51 milhões no treinamento da tripulação e na manutenção preventiva da frota", conta Lara. 

A política de isenção das tarifas também deveria ser repensada, destaca o superintendente da RTI, pois o passageiro que paga passagem é quem está arcando com os custos de quem viaja de graça. Para o presidente da Abrati, a desoneração tributária poderia contribuir para a redução do valor da passagem de ônibus. "O passageiro paga um valor de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que pode chegar a 20% do valor da tarifa. Quem viaja de avião não paga este imposto", afirma Santolin. Mesmo vivenciando um cenário de retração, o setor acredita que vai voltar a crescer ainda neste ano. E, diferente de outros setores está mantendo os empregos. As projeções para o segundo semestre é de crescimento de 5%. 


Planalto cria um serviço diferenciado e Itapemirim lança pacote promocional 

Para a Planalto, que opera 66 linhas intermunicipais e duas interestaduais, a retração na demanda de passageiros de ônibus começou no ano passado e foi acentuada. Não apenas pelo aumento na quantidade de automóveis rodando nas estradas, mas também pela diminuição da mobilidade em decorrência da crise financeira mundial. 

A Zona Sul do Estado é um exemplo de região bastante afetada. "As linhas para Rio Grande e regiões de florestamento sofreram grandes reduções de usuários em função da queda dos investimentos no pólo naval e nas empresas de celulose", afirma o supervisor de treinamento da Planalto, Pedro Fabrin. "Mesmo assim, não demitimos ninguém. Estamos otimizando a operação para conseguir ganhos dentro do processo produtivo", explica ele. 

Um dos segredos do sucesso da empresa é o investimento no treinamento dos motoristas, que durante a preparação rodam 780 quilômetros com o veículo antes de começar a transportar passageiros. "Além da direção segura, nossos condutores são orientados a serem cordiais, utilizam uniforme. Investimos muito na mão-de-obra, na formação do motorista para que o passageiro se sinta à vontade e tranquilo durante a viagem", conta Fabrin. 

Mas, não é só isso. A Planalto prima pelo vanguardismo e não tem medo de apostar em tendências de mercado em primeira mão. "Fomos a primeira empresa a lançar uma linha de ônibus ligando Porto Alegre a Santa Maria, na época em que o trajeto era feito de trem. A viagem de ônibus levava 12 horas e, de trem, era feita em oito horas. Depois enquanto todos usavam motor dianteiro, nós passamos a usar ônibus com motor traseiro", revela Fabrin. Seguindo este padrão de comportamento, a Planalto decidiu adquirir em 2007 onze ônibus "double service". No ano seguinte, foram comprados mais nove veículos do mesmo tipo. 

O gerente de escala da Planalto, Elias Pinheiro, explica que nesses veículos as dez primeiras poltronas são diferenciadas das demais. Os assentos são maiores e com mais estágios de reclinação; o ar-condicionado e a luz podem ser direcionados para o passageiro; possuem energia para carregamento de celular e notebook. 

Além disso, o passageiro recebe cobertor, travesseiro e água mineral. "A receptividade dos usuários está sendo muito boa. Este tipo de serviço já existia no centro do País, mas em outra versão: em ônibus de dois andares", diz Fabrin. 

A Viação Itapemirim resolveu apostar as fichas nas mesmas estratégias utilizadas pelas companhias de aviação para não perder a clientela e para atrair novos passageiros. No início de abril, a empresa lançou um pacote promocional que oferece passagens a R$ 10,00. O gerente de vendas da Itapemirim, Emílio Martins Mendes, explica que este valor vale apenas para três assentos e nas linhas São Paulo-Porto Alegre, Rio- Porto Alegre e Curitiba-Rio. 

Além destes bilhetes, a Itapemirim também oferece três passagens com desconto de 15% e outras três com redução de 35% no valor normal, nas mesmas linhas. 
Os clientes assíduos também recebem vantagens. A cada dez bilhetes adquiridos da empresa pelo mesmo passageiro que estiver cadastrado no programa de fidelidade da Itapemirim, ele receberá um de graça. Mendes destaca que para qualificar o transporte, a empresa também investiu R$ 50 milhões na compra de 100 novos ônibus que começaram a operar em dezembro do ano passado. 

Com uma frota de cerca de 1,2 mil ônibus e um quadro de mais de dois mil motoristas, a Itapemirim movimentou cerca de 3,5 milhões de passageiros no ano passado. 

Segundo Mendes, a empresa ainda não se sente impactada pela crise finaceira e prevê um crescimento nos negócios de 3% a 4% acompanhando o PIB mundial. São, contudo, valores inferiores ao percentual registrado no ano passado, de 6,7%.

Por Jornal do Comércio / RS - Cad.Logística-Cláudia Borges


Ouro e Prata: Internet Sem fio no ônibus

10/04/2010 - Blog Teclando

A Viação Ouro e Prata está oferecendo internet wi-fi gratuitamente em seus veículos.

Segundo Cesar Perrenoud, que atua na empresa desde 1982 e chegou à gerência do departamento de TI há cinco anos, o objetivo é manter-se tecnologicamente à frente da concorrência e melhorar a experiência dos clientes.

O serviço foi implementado em abril de 2009 e até o momento cobre os veículos das modalidades Executiva e Leito.

A empresa trabalha agora na ampliação do serviço também na modalidade comum.

Ao todo, 23 ônibus que saem de Porto Alegre para nove cidades gaúchas, entre elas Bagé, já estão aptos a oferecer a internet sem fio da Vivo, de forma gratuita e sem limite de tempo.

Como o itinerário passa por cidades sem cobertura 3G, a empresa utiliza um dispositivo que conecta-se automaticamente a rede disponível, seja HSDPA, WCDMA ou GPRS.

Homologado pela Anatel, o roteador supre a exigência de re-conexão ao longo do percurso sem perder a qualidade do sinal e pode chegar a taxas de download de até 7,2 Mbps e upload de até 5,7 Mbps.

O investimento na tecnologia foi relativamente baixo, de R$ 17 mil, mas tem grande impacto, afirma Perrenoud.

“Estamos constantemente buscando novas soluções no mercado que visem sempre facilitar o acesso dos clientes aos nossos produtos”, declara o profissional graduado em administração de empresas e formação técnica na área de Gestão de TI e Gestão de Projetos.

Além disso, a empresa que surgiu junto com a 2º Guerra Mundial, em 1939, busca manter-se próxima aos clientes utilizando seu perfil no Twitter. No espaço, são publicadas dicas de viagem, respostas aos clientes, novidades institucionais e de mercado, entre outros.



Ouro e Prata: wi-fi no ônibus

06/04/2010 - Baguete - Márcia Lima

A Viação Ouro e Prata está oferecendo internet wi-fi gratuitamente em seus veículos.

Segundo Cesar Perrenoud, que atua na empresa desde 1982 e chegou à gerência do departamento de TI há cinco anos, o objetivo é manter-se tecnologicamente à frente da concorrência e melhorar a experiência dos clientes.

O serviço foi implementado em abril de 2009 e até o momento cobre os veículos das modalidades Executiva e Leito.

A empresa trabalha agora na ampliação do serviço também na modalidade comum.

Ao todo, 23 ônibus que saem de Porto Alegre para nove cidades gaúchas já estão aptos a oferecer a internet sem fio da Vivo, de forma gratuita e sem limite de tempo.

Como o itinerário passa por cidades sem cobertura 3G, a empresa utiliza um dispositivo que conecta-se automaticamente a rede disponível, seja HSDPA, WCDMA ou GPRS.

Homologado pela Anatel, o roteador supre a exigência de re-conexão ao longo do percurso sem perder a qualidade do sinal e pode chegar a taxas de download de até 7,2 Mbps e upload de até 5,7 Mbps.

O investimento na tecnologia foi relativamente baixo, de R$ 17 mil, mas tem grande impacto, afirma Perrenoud.

“Estamos constantemente buscando novas soluções no mercado que visem sempre facilitar o acesso dos clientes aos nossos produtos”, declara o profissional graduado em administração de empresas e formação técnica na área de Gestão de TI e Gestão de Projetos.

O departamento, composto por seis funcionários, trabalha com uma previsão orçamentária anual e tem investimentos mensais situados na faixa de 1,3% de faturamento.

Com este índice, a empresa investiu nos últimos três meses na aquisição de um novo sistema de gestão e em servidores de banco de dados.

O novo ERP, da BGM Rodotec, já está em processo de migração e deverá estar 100% utilizado em novembro.

“A migração teve inicio em 2008 quando começamos uma análise de todos os processos da empresa e verificamos a necessidade de melhoria na integração entre os departamentos e na qualidade da informação”, declara Perrenoud,

Além disso, a empresa que surgiu junto com a 2º Guerra Mundial, em 1939, busca manter-se próxima aos clientes utilizando seu perfil no Twitter. No espaço, são publicadas dicas de viagem, respostas aos clientes, novidades institucionais e de mercado, entre outros.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cometa

1954

Início da operação dos modernos ônibus GM Coach PD 4104, importados dos Estados Unidos pela empresa Cometa, para operação na linha Rio de Janeiro - São Paulo. Eram 30 veículos, que logo foram apelidados de Mourubixabas - "Cacique da Tribo". Entre as principais inovações do veículo, destacam-se:

Design externo inovador
Ar-condicionado
Sistema de suspensão a ar comprimido
Vidros Ray-ban
Rádio Transmissor
Saída de emergência
Motor Transversal de 2 tempos (211 hp)

O PD 4104 foi lançado em 1953 pela GMC Tuck and Coach Division (Michigan), sendo a empresa americana Greyhound a primeira a adquirí-lo. O design serviu de inspiração para futuros modelos de ônibus no país, como o Dinossauros da Ciferal e o Flecha Azul da CMA, ambos operados posteriormente pela Cometa. Circulou na empresa até 1973.

Internet a bordo na Brasil Sul

Junho/2009 - Brasil Sul 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Viação 1001 apresenta aos agentes transfer entre Galeão e Búzios

22/10/2010 - Mercado e Eventos - Natália Strucchi

A Viação 1001 aproveita a Abav 2010 para divulgar um novo produto criado há quatro meses: o transfer entre Galeão e Búzios. As saídas diárias com destino à cidade da Região dos Lagos partem do aeroporto internacional do Rio de Janeiro (11h30/ 14h30/ 16h/ 19h30 e 22h) e da Zona Sul do Rio (8h).

A rota de volta, entre Búzios e a capital fluminense, também é oferecida (3h/ 6h/ 9h/ 12h e 15h). Nesse caso o único horário que se destina diretamente à Zona Sul parte às 12h30. Atualmente a empresa conta com a parceria de oito operadoras de ambas as cidades e o objetivo e aumentar esse número.

WI-FI VCA - Internate Sobre Rodas

2010 - Cidade do Aço

O ônibus Executivo RJ 174.108, como projeto piloto, está equipado com dispositivo sem fio (WI-FI) que permitirá a você, cliente, uma rápida conexão do seu laptop a uma rede de Internet.

Agora, além do conforto deste ônibus Executivo, você também poderá curtir a sua viagem navegando pela Internet.

Para fazer a sua conexão e aproveitar a rede sem fio WI-FI VCA, é necessário um computador portátil dotado de conexão de rede sem fio, nos padrões 802.11g ou 802.11b.

Quando o seu computador detectar a rede sem fio (WI-FI VCA), chamada VCABUS, será solicitada uma senha. Basta digitar 12345678 e pronto. Você já pode curtir a sua viagem e navegar pela Internet.

Importante: Lembramos que a conexão de Internet sem fio Wi-Fi VCA está presente somente *neste veículo (Executivo RJ 174.108) e que, devido a problemas de sinal (sombras) da operadora de Internet 3G em alguns pontos da rodovia, a conexão poderá ficar lenta ou apresentar quedas.






Planalto oferece internet a bordo de seus ônibus Double Service

21/03/2010 - Bussmania

Em meio ao mundo da tecnologia e da globalização, a empresa Planalto que opera diversas linhas no Rio Grande do Sul inova e traz aos seus clientes e passageiros todo o conforto e a segurança de uma boa viagem agora com mais serviço, o de internet sem fio. A bordo dos modernos e confortáveis ônibus da empresa, basta o passageiro estar com notebook ou celular para ter acesso a grande rede de computadores.

FOTO: DIVULGAÇÃO EMPRESA PLANALTO

A empresa vem apostando na tecnologia desde setembro de 2009, quando deu início aos primeiros testes em parte de sua frota, afim de oferecer um serviço diferenciado e tão importante nos dias em que todos se mantém conectados. Durante a viagem, agora é possível ver os e-mails, bater papo no msn, ver fotos de ônibus, ler notícias e até mesmo enviar mensagens, inclusive aqui para a Revista do Ônibus, através de nosso portal de conteúdo, e também para a diretoria da empresa Planalto.

FOTO: DIVULGAÇÃO EMPRESA PLANALTO


Atualmente, todos os carros do tipo Double Service (dois serviços: leito e convencional) possuem internet a bordo. No total são 36 veículos, que aos poucos estão sendo adesivados para que os clientes possam identificá-los por onde estiverem. A velocidade da conexão, por enquanto, é de 2 Mbps provinda de modem 3G acoplado a um roteador wireless, uma parceria entre a Planalto e a operadora Vivo. 

As linhas que operam o serviço Double Service equipado com internet sem fio são: 

Porto Alegre - Santa Maria,
Porto Alegre - Uruguaiana,
Porto Alegre - Rio Grande,
Porto alegre - Itaqui,
Porto alegre - São Borja.

No site da empresa é possível ter mais informações e valores de tarifas.
www.planaltotransportes.com.br

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Rodoviária de Campos será reaberta em novembro

20/10/2010 - Agência Rio 

A nova Rodoviária Roberto Silveira em Campos, no Norte Fluminense, está com 95% da obra concluída e deve ser entregue à população em novembro. O terminal está sendo reurbanizado e preparado para dar conta da demanda de passageiros e se adequar às normas de acessibilidade.

A grande novidade da rodoviária, a instalação do elevador, já foi concretizada e de acordo com os responsáveis da obra, está pronto para ser utilizado. O secretário de Obras e Urbanismo, César Romero, ressaltou que o elevador vai garantir o acesso de portadores de necessidades especiais e de pessoas com limitações temporárias aos pisos superiores.

Agora, faltam apenas a finalização das calçadas, do estacionamento e da subestação. A nova casa de força foi construída no pátio, para atender à nova demanda de energia elétrica, onde vão ficar os relógios das lojas que agora vão ser individuais, além de um transformador para casos de piques de energia, o que vai garantir o funcionamento de 100% da rodoviária.

Os permissionários das lojas, que ficaram um tempo parados, assim que foi preciso fechar o local, por causa das obras, aproveitaram para reformar por dentro de seus espaços, já que a fachada passou por melhorias, com pastilhamento e nova identificação, ambas feitas pela prefeitura. Ao terminar as obras, os ônibus distritais, que estão na Praça da República, vão voltar para a rodoviária, com baiais padronizadas e um novo pátio.

(MG)

Viação Garcia moderniza frota com 100 novos ônibus

21/10/2010 - Diário do Noroeste

Mais uma vez, a Viação Garcia investe na qualidade e na inovação para atualizar a frota de aproximadamente 500 ônibus e atender com excelência quase 1 milhão de passageiros por mês. Transportar passageiros em ônibus dotados das mais novas tecnologias em segurança e conforto é uma tradição que acompanha a Viação Garcia desde os tempos de sua fundação, há 76 anos em Londrina.

A Viação Garcia adquiriu um lote de 100 ônibus com chassis Volvo dos modelos B9R e B12R e carrocerias Marcopolo da nova Geração G 7, nos modelos Paradiso 1200 e 1050. O negócio, no valor de R$ 55 milhões, é o maior realizado no Brasil pela Volvo Buses em 2010. 

Os novos ônibus já estão rodando nas linhas da Viação Garcia pelos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, oferecendo a possibilidade de internet wireless, pontos para recarregar baterias de notebook e celular, ar condicionado com difusores e controles individuais e com sistema que permite a constante renovação do ar no interior do ônibus, além de sensor de alerta de fumaça que indica se há cigarro aceso dentro do veículo.

Assim como os demais veículos da frota da Garcia, os novos ônibus chegam com todas as adaptações necessárias para o transporte de passageiros portadores de mobilidade reduzida. 

A transmissão automática é equipada com a mais moderna caixa eletrônica. O mais avançado sistema de segurança faz uma aplicação individual dos freios em cada roda, controlando a estabilidade do veículo. O sistema de freio conjuga diversas tecnologias e dispositivos, como o controle de frenagem que evita o travamento das rodas, o controle que iguala a força de tração nas rodas e freios a disco.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Paraná: Transporte intermunicipal terá plano diretor

20/10/2010 - Jornale

Governo vai abrir licitação para elaboração do plano

O governador Orlando Pessuti autorizou a abertura de licitação para a elaboração do Plano Diretor do Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná. O edital será publicado nesta quarta-feira (20) e a partir desta data estará à disposição dos interessados no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A abertura das propostas acontecerá em 8 de dezembro. O investimento previsto é de R$ 3,7 milhões.

O DER reconhece a necessidade de rever os atuais contratos das linhas, que necessitam de uma readequação, através da realização de um estudo multidisciplinar dos traçados para modernizar e o serviço. O objetivo do órgão ao lançar o edital de licitação do Plano Diretor é apresentar uma radiografia do transporte coletivo no Estado.

O plano a ser contratado envolve estatísticas, estudos econômicos por microrregião, levantamentos demográficos de fluxo de pessoas, análises de infraestrutura e otimização dos traçados das linhas para se calcular as tarifas. A série de trabalhos terá uma duração de 12 meses para apresentar as reais condições de licitar os trajetos.

Na prática serão colocados entrevistadores nas rodoviárias para colher amostras estatísticas dos passageiros e os seus destinos para o cálculo de ocupação dos ônibus em todos os horários. Outra etapa é a contagem do tráfego nas rodovias e o tempo de viagem dos ônibus, além de estudar as condições geográficas e de engenharia das rodovias para determinar quais os tipos mais adequados de veículos.

Com base nesses estudos, será apresentado o cenário para saber quais os lotes de linhas que serão licitados, equilibrando as linhas mais lucrativas com as deficitárias e garantindo o funcionamento do sistema.

O DER entende que simplesmente fazer a licitação conforme determina a Lei n° 11.445/2007, sem o devido estudo prévio e baseada apenas em dados empíricos, é prejudicial à sociedade. Por isso, a importância do Plano Diretor que atenderá as necessidades dos usuários para os próximos 15 anos.

O diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior, destaca que o estudo é complexo e apenas licitar as linhas nos modelos praticados há 40 anos não atenderia o que determina a legislação. “A realidade de hoje é outra. O modelo em prática está defasado e o Plano Diretor modernizará o setor”, disse Podolak.

“É eficaz e eficiente fazer um estudo econômico e estatístico para direcionar as linhas do transporte coletivo intermunicipal, com entrevistas reais em pontos estratégicos para que o DER tenha um gerenciamento sobre as dificuldades enfrentadas pelos usuários”, disse Podolak.

O diretor salientou ainda que para a estratégia do Departamento e para a prática efetiva do Plano Diretor faz-se necessária a união de esforços entre o órgão e a coletividade.

Atualmente, 49 empresas de transporte intermunicipal de passageiros atuam no Paraná, operando com 2.480 veículos e transportando anualmente 61 milhões de passageiros. A fiscalização do serviço é feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem através da Coordenadoria de Transporte Rodoviário Comercial.


Empresa mais antiga do Brasil

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Empresa adquiriu 100 ônibus da Marcopolo

10/05/2010 - Webtranspo

Na semana passada, com o propósito de renovar sua frota, a Viação Garcia adquiriu um lote de 100 ônibus Marcopolo da nova Geração 7, pelo valor de R$ 55 milhões. Os modelos são Paradiso 1200 e 1050 e serão montados com chassis Volvo B9R e B12R.

De acordo com a Marcopolo, o negócio é um dos maiores realizados neste ano. Os novos ônibus começarão a ser entregues a partir de junho. A renovação faz parte das comemorações dos 75 anos da empresa de transporte rodoviário.

Ideal para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, os modelos Paradiso 1200 e 1050, segundo a Marcopolo, apresentam baixo custo operacional e extrema robustez. Os veículos serão utilizados nas linhas da empresa no Paraná e para outros estados brasileiros.

Os modelos trazem equipamentos exclusivos como os kits para refrigeração de freios e pneus. Para ampliar ainda mais o padrão de conforto para os passageiros, os ônibus da Viação Garcia são equipados com sistema de ar-condicionado com saídas individuais.




domingo, 17 de outubro de 2010

Detro retira 36 ônibus de circulação por falta de condições de tráfego

15/10/2010 - O Globo 

RIO - Agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) multaram, nesta sexta-feira, 62 ônibus, dos quais 36 foram retirados de circulação por falta de condições de tráfego durante a operação "Legal tem que ser Legal". As principais irregularidades constatadas foram: má conservação, descumprimento do quadro de horários, alteração de característica, ou seja, retirada do banco do cobrador de veículos de característica urbana, falta de selo de vistoria e documentação irregular.

Na terça-feira, o Detro já havia retirado de circulação 34 ônibus que não apresentavam condições de circular no transporte intermunicipal de passageiros.

Durante a manhã, um policial ficou ferido durante a fiscalização do Detro para reprimir o transporte irregular, em Campos. Um sargento da Polícia Militar, que fazia o apoio à equipe de fiscais, foi derrubado de sua moto por um motorista, que fugiu após ser flagrado realizando o transporte clandestino de passageiros. O policial foi socorrido e levado para o Hospital Ferreira Machado.

No Rio, houve apreensão na Rodoviária Novo Rio, sendo um veículo da Viação 1001, um da Costa Verde e um da Macaense e aplicação de infrações em um ônibus da Viação 1001 e um da Cidade do Aço. Na Central, foram apreendidos um ônibus da Viação Blanco e quatro da Transmil. Um veículo da União foi multado. No Terminal João Goulart, em Niterói, um carro da Viação ABC foi recolhido à garagem e um outro da Rio Ita foi multado.

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, quatro ônibus da Viação 1001 foram recolhidos por mau estado de conservação. Já em Angra dos Reis, no Sul fluminense, foi multado um veículo da Costa Verde. Em Paraty, foram multados um veículo da Costa Verde e outros dois da Colitur e, em Itacuruçá, foram recolhidos dois ônibus da Expresso Mangaratiba.

Na Região Serrana, em Nova Friburgo, dois ônibus da Viação 1001 foram apreendidos e outro multado, além de um veículo da Viação Natividade, que foi conduzido à garagem da empresa. No Centro-Sul, houve apreensão de um veículo da São João Batista, no Terminal de Volta Redonda; de outro da Nossa Senhora Aparecida, em Barra Mansa e de um terceiro, da empresa Falcão, em Resende.

Por fim, em Campos dos Goytacazes, no Norte do estado, foram multados dois ônibus da Viação 1001, um da Brasil, um da São Joanense e outro da Rogil.

Segundo o Detro, as operações realizadas pelo Detro são norteadas, em sua maior parte, pelas reclamações recebidas por sua Ouvidoria. Irregularidades neste tipo de serviço devem ser denunciadas pelo telefone (21) 2332-9535 ou pelo email ouvidoria@detro.rj.gov.br.

Planalto recebe 52 novos ônibus: R$ 30 milhões


16/10/2010 - Diário de Santa Catarina - Avarejo - Deni Zolin

Com um investimento de R$ 30 milhões, a Planalto Transportes acaba de incorporar 52 novos ônibus, todos com acesso gratuito à Internet, o que torna a Planalto uma das empresas com a frota mais jovem do país. Com 61 linhas no Estado, duas interestaduais e três internacionais, a empresa santa-mariense tem 260 veículos, com idade média de cinco anos. Em abril, haviam sido investidos R$ 25 milhões em 34 ônibus. Para 2011, a meta é mais R$ 20 milhões em novos veículos.


sábado, 16 de outubro de 2010

Detro apreende mais 21 ônibus ilegais no Rio

15/10/2010 - Agência Rio

Mais 21 ônibus foram tirados de circulação durante a Operação Legal, do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), no Estado do Rio de Janeiro. Além dos veículos que foram recolhidos às garagens, os fiscais aplicaram 35 infrações, em sua maior parte por má conservação, descumprimento do quadro de horários e falhas na documentação. A ação foi realizada nesta sexta-feira (15). Um policial militar que atuava no apoio à equipe de fiscais, na localidade de Pecuária, em Campos, no Norte Fluminense, foi derrubado de sua moto pelo motorista do Santana vinho, placa LBS-0891, que fugiu após ser falagrado no transporte pirata de passageiros. O policial foi socorrido e levado para o Hospital Ferreira Machado.

Também nesta manhã, em ação contra o transporte ilegal no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado, um sargento da Polícia Militar foi ferido ao ser derrubado de sua moto por um carro de passeio flagrado no transporte clandestino.

A fiscalização do Detro esteve em vários terminais de linhas intermunicipais, entre as 6h e 10h de hoje, para checar as condições de tráfego dos ônibus que integram a frota regular, atualmente composta por um total de 8303 veículos, em 1153 linhas de 105 empresas.

No Rio, houve apreensão na Rodoviária Novo Rio, sendo um veículo da Viação 1001, um da Costa Verde e um da Macaense e aplicação de infrações em um ônibus da Viação 1001 e um da Cidade do Aço; assim como no Terminal Américo Fontenelle (Central), onde foram apreendidos um ônibus da Viação Blanco e quatro da Transmil, com multa também em um veículo da União. No Terminal João Goulart, de Niterói, um carro da Viação ABC foi recolhido à garagem e um outro da Rio Ita foi infracionado.

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, quatro ônibus da Viação 1001 foram recolhidos por mau estado de conservação. Já em Angra dos Reis, no Sul fluminense, foi infracionado um veículo da Costa Verde. Em Paraty, foram infracionados um veículo da Costa Verde e outros dois da Colitur e, em Itacuruçá, foram recolhidos dois ônibus da Expresso Mangaratiba.

Na Região Serrana, em Nova Friburgo, dois ônibus da Viação 1001 foram apreendidos e outro infracionado, além de um veículo da Viação Natividade, que foi conduzido à garagem da empresa. No Centro-Sul, houve apreensão de um veículo da São João Batista, no Terminal de Volta Redonda; de outro da Nossa Senhora Aparecida, em Barra Mansa e de um terceiro, da empresa Falcão, em Resende.

Por fim, em Campos dos Goytacazes, no Norte do estado, foram infracionados dois ônibus da Viação 1001, um da Brasil, um da São Joanense e outro da Rogil. As operações realizadas pelo Detro com relação à frota regular de ônibus são norteadas, em sua maior parte, pelas reclamações recebidas por sua Ouvidoria. Sendo assim, irregularidades neste tipo de serviço devem ser denunciadas pelo telefone (21) 2332-9535 ou pelo email ouvidoria@detro.rj.gov.br.






quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vale do Tietê apresenta novos ônibus

13/10/2010 -  Agência Botucatu - Carlos Pessoa 

O diretor operacional, José Francisco de Barros e o inspetor de tráfego, Paulo Lofiego, apresentaram na última sexta-feira [8], ao prefeito João Cury Neto, os quatro novos ônibus que a Viação Vale do Tietê está colocando em operação para fazer a linha Botucatu-São Paulo, que mensalmente transporta em torno de 9 mil passageiros. 

Os veículos, modelo Century Premium, possuem chassis Scania 310 cv e foram produzidos em Botucatu pela encarroçadora Irizar. O investimento foi da ordem de R$ 1,5 milhão. Dotados de novo layout, cada ônibus conta com 46 lugares e é dotado de três televisores de LED, além de apresentar maior espaço entre as poltronas para conforto dos passageiros.

“Optamos pelo modelo fabricado pela Irizar em razão da qualidade do produto e pela oportunidade de geração de empregos na cidade. Há sessenta anos operamos a linha São Paulo-Botucatu, regularizada pelos órgãos concedentes. Além desse investimento, a grande reforma que a prefeitura realizou no terminal rodoviário nos possibilitou melhorar as condições de nossa agência, para que possamos oferecer mais conforto aos nossos clientes”, afirma Barros.

A Vale do Tietê conta hoje com cerca de 180 funcionários, sendo 20 deles atuando em Botucatu. 









Defensoria de SP entra na Justiça contra empresas de ônibus que não divulgam gratuidade para idosos

14/10/2010 - Agência Brasil 

A Defensoria Pública de São Paulo entrou na Justiça contra as empresas de ônibus Viação Itapemirim, Viação Cometa e Auto Viação 1001. segundo a ação, as empresas não estão dando publicidade ao direito dos idosos de viajar gratuitamente ou com desconto de 50% no transporte coletivo interestadual.

Segundo a defensoria, as empresas de transporte devem separar guichê próprio para o exercício do direito à gratuidade pelos idosos e instalar placas, mensagens publicitárias, cartazes e luminárias no espaço que utilizam para a venda das passagens. Para a defensoria, nada disso estaria ocorrendo. As companhias transportadoras também não estariam dando destaque do direito nas páginas institucionais que mantém na internet. De acordo com a defensoria, ao não divulgar o direito, as empresas negam a vigência da lei.

A Itapemirim afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que não foi notificada da ação da Defensoria Pública. A empresa ressalta que cumpre todas as exigências da lei e que no ano passado transportou cerca de 100 mil idosos beneficiados pela lei. A 1001 afirmou que também não foi notificada e que a empresa não descumpre a lei. A Cometa foi procurada pela reportagem, mas não atendeu aos pedidos de informação feitos pela Agência Brasil.

Segundo o Decreto Federal 5.934/2006, que regulamenta o Estatuto do Idoso, as empresas de transporte devem disponibilizar, para os trajetos interestaduais, dois assentos gratuitos para passageiros com mais de 60 anos com renda até dois salários mínimos. Se os dois assentos já tiverem sido ocupados por pessoas nessas condições, a empresa deve oferecer desconto de 50% para os demais idosos que desejarem viajar no mesmo veículo.

Para exercer o direito ao transporte gratuito, o idoso deve apresentar documento válido de identificação civil e comprovar os rendimentos por meio do contracheque, da carteira de trabalho, do extrato de pensionista ou da declaração anual de Imposto de Renda. Para adquirir a passagem, o idoso deve comparecer ao guichê com antecedência de seis horas para viagens até 500 quilômetros de distância ou com antecedência de 12 horas para viagens mais distantes.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TransBrasil começa fazendo linha confusa

20/09/2009 - Revista do Ônibus

FOZ DO IGUAÇU/PR - Sem uma "frota própria", a extinta empresa Trans Acreana, hoje transformada em Trans Brasil, segue chamando atenção. Sem veículos, a Trans Brasil segue alugando ônibus de empresas de turismo, como o da foto abaixo, um Paradiso G6 1800 DD sob chassi Scania, que já esteve prestando serviço para a empresa Medianeira, inclusive com o mesmo numero de ordem 20084.

Bem conhecida entre busólogos e pesquisadores em transportes em todo o país, a Trans Brasil, ex Transacreana, foi foi alvo de polêmicas no passado por usar veículos antigos e em alguns casos em péssimas condições, além de divulgar linhas inestentes, como informam alguns pesquisadores através sites de relacionamentos na internet.

Começa agora uma nova polência já com a nova empresa. Na última quinta-feira (17) a Trans Brasil começou a operar na linha Belém/PA x Foz/PR, porém o ônibus chegou na Rodoviária de Foz do Iguaçu com o letreiro com destino final a cidade de Santa Maria/RS.

O ônibus rodoviário que pertence a empresa Íris Turismo do Distrito Federal, já foi alugado para prestar serviços nas empresas Real Maia, Medianeira e agora está com a Trans Brasil. Antes o ônibus fazia apenas a linha Belém/PA x Goiânia/GO.

Nossa equipe tentou por várias vezes um contato com a direção da empresa para saber mais detalhes da possível linha Belém/PA x Santa Maria/RS, porém, não obtivemos sucesso até o fechamento desta matéria.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Iveco venceu licitação para mais 1000 micro-ônibus ao FNDE

05/10/2010 - Busologia Mundial

Iveco CityClass

• Segunda licitação vencida pela Iveco coloca a empresa entre as principais fornecedoras do programa escolar do governo federal;

• Modelo Iveco CityClass deverá ganhar nova distância entre eixos e carroceria mais larga para acomodar 29 passageiros;

A Iveco venceu concorrência para o fornecimento de mais 1.000 micro-ônibus CityClass, versão escolar, para o Programa Caminho da Escola do Governo Federal, que visa renovar a frota de veículos escolares para melhorar a segurança e qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar em zonas rurais. O Iveco CityClass atendeu especificações exclusivas impostas pelo governo federal na categoria ORE 01C, que trata de micro-ônibus para o transporte de estudantes da zona rural brasileira.

Este é o segundo contrato vencido pela Iveco dentro do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Ano passado, a Iveco vendeu 900 unidades do CityClass, metade deles entregue dentro do FNDE (outra metade como parte de um programa similar mas específico do governo do Paraná). Segundo Davi Mondin, responsável por vendas a governo da Iveco, oCityClass tem-se mostrado um ônibus versátil para este tipo de utilização. “Conforto e robustez tem sido a marca de nosso produto no campo”.

O Iveco CityClass é produzido pela Iveco em Sete Lagoas (MG) e, por conta das exigências desta nova licitação vencida pela empresa, ganhará uma nova versão de 29 lugares. Para isso, ele terá distância entre eixos maior e carroceria mais larga que o CityClass anterior. “O chassi do Daily é muito resistente e permite facilmente esta adaptação”, esclarece o engenheiro Marcello Motta, gerente da plataforma de veículos leves e médios da Iveco. Como nas versões anteriores do micro-ônibus, a Neobus, de Caxias do Sul (RS), é a encarroçadora do novo modelo.

A estabilidade e conforto para operar na zona rural, bem como nos centros e perímetros urbanos das cidades, tem base na suspensão dianteira de rodas independentes e braços oscilantes e também na suspensão traseira com molas parabólicas. Além da versão escolar, o modelo Iveco CityClasstambém pode ser comercializado nas versões Executivo, Turismo, Urbano e SPTrans.

FONTE: http://www.blogiveco.com.br