sábado, 20 de agosto de 2011

Quase 67 milhões de pessoas viajaram de ônibus interestaduais em 2010

28/06/2011 - CNT

Quase 67 milhões de pessoas viajaram de ônibus interestaduais em 2010
Sudeste responde por quase 50% do total de passageiros. Maior fluxo acontece entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, no início desta semana, os números de uma pesquisa elaborada para subsidiar a elaboração do Plano de Outorgas do Serviço de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros. Ao todo, estima-se que 66,7 milhões de passageiros utilizaram ônibus interestaduais para viajar pelo Brasil no ano passado.

O levantamento, realizado de dezembro de 2009 a abril de 2010, analisou 2.412 linhas de serviços interestaduais com extensão superior a 75 quilômetros de distância. Foram estabelecidos 179 pontos cuja observação permitiu acesso a dados importantes como demanda manifesta, oferta de transporte e tempo médio de viagem.

De acordo com a pesquisa, a região Sudeste responde pela metade do total de passageiros do serviço, tanto em partidas como em chegadas. O maior fluxo de usuários do serviço ocorre entre São Paulo e Minas Gerais. Os paulistas foram os que mais utilizaram o serviço em 2010: 14 milhões de passageiros.

Em média, o maior movimento é observado nas sextas-feiras e nos finais de semana, com volume quase 10% maior que o observado de segunda a quinta. Quase 70% dos passageiros viajavam sozinhos, 16% eram ou estavam acompanhados de idosos, 1,8% eram ou acompanhavam deficientes, 7,2% eram crianças, 5% do total estavam isentos de pagamento e 1,4% pagou meia passagem.


Rosalvo Júnior
Redação CNT



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário